Fiocruz Fiocruz
COLFLEB • Coleção de Flebotomíneos

Serviços


A solicitação dos serviços descritos abaixo será feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Serviços (Clique Aqui) para o e-mail . (i)

Consulta ao acervo

Consiste na retirada temporária de exemplares do acervo para visualização in loco.

Condições: a consulta aos exemplares da FIOCRUZ-COLFLEB será previamente agendada com a curadoria e acompanhada por responsável vinculado à FIOCRUZ-COLFLEB.

Empréstimo

A FIOCRUZ-COLFLEB realiza empréstimos de exemplares do acervo para curadores, pesquisadores ou estudantes.

Condições: O prazo de empréstimo será de um ano. O prazo pode ser renovado mediante justificativa do solicitante por email e avaliação pela curadoria da FIOCRUZ-COLFLEB. (ii)

Depósito

Compreende o depósito de espécimes de flebotomíneos e/ou tecido/DNA, contendo informações associadas de procedência, captura, etc.

Condições: Os exemplares serão depositados se atenderem aos seguintes critérios:

  • Exemplares de espécies com nenhuma ou baixa representatividade numérica no acervo.
  • Exemplares provenientes de áreas pouco ou nunca amostradas.
  • Material tipo (primário ou secundário).
  • Exemplares provenientes de doação que porventura sejam identificados como novos táxons.
  • Exemplares teratogênicos, ginandromorfos, mosaicos sexuais ou com outras anomalias morfológicas ou genéticas.
  • Material testemunho – “vouchers”- de estudos de acesso ao patrimônio genético ou estudos genéticos.

Doação

A FIOCRUZ-COLFLEB atende solicitações de pesquisadores, profissionais da saúde, institutos, universidades, outras coleções, escolas, centros de saúde, etc, após avaliação do pedido, pela curadoria.

Condições: Serão doados exemplares de espécies com alta representatividade no acervo e de áreas muito amostradas. Os exemplares tipos não serão doados.



Permuta

Consiste na “troca” de exemplares entre coleções ou outras Instituições de acordo com o interesse das partes.

Condições: Serão permutados exemplares de espécies com alta representatividade no acervo e de áreas muito amostradas. Os exemplares tipos não serão permutados. (iii)

Consultoria

Consiste na solicitação de opinião, fotos de exemplares, referência bibliográfica ou outro tipo de informação ou consulta técnica condizente com a finalidade e abrangência da FIOCRUZ-COLFLEB.

Identificação

Exemplares podem ser enviados à equipe da FIOCRUZ-COLFLEB para identificação/confirmação morfológica e molecular dos espécimes mediante demanda de pesquisadores, estudantes, institutos, universidades e outras coleções.



Treinamento

A FIOCRUZ-COLFLEB pode realizar coletas destes insetos em área de interesse em saúde públicaou para inventários da biodiversidade, quando solicitado por órgãos e instituições públicas e privadas.

© 2017 Coleção de Flebotomíneos, Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz